JURADOS
Carlos Sugawara
Artista, professor, pesquisador circense e produtor cultural, faz parte do Fórum Nacional de Parecerista e trabalhou com Gestão pública na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira/SP.
Formado pelo instituto de Artes da Unesp/SP se graduou primeiro em música e depois em artes cênicas, e no final de 2002 mergulhou no mundo do circo frequentando a Central do Circo e o Galpão do Circo, em 2004 iniciou o curso Técnico Circense CEFAC (centro de formação profissional em artes circenses, 4 anos) e mais tarde, depois de ter morado duas temporadas em Montreal (2008/2009 e 2011) se formou no curso superior em circo (reconhecido mundialmente e pela FEDEC) na Ecole Nationale de Cirque de Montreal no ano de 2016.No Canadá fez o curso profissional como técnico em ginástica artística Masculina e Feminina e Trampolim Acrobático (PNCE: 6026148), e depois retornou ao Brasil para morar em Florianópolis, trabalhando no Circocan e no GForC (Grupo Formação Circocan).
Autor de 3 livros voltados para as técnicas circenses (dois deles premiados pela Funarte), possui vasta experiência internacional em países como Canadá e Escócia. Atuou também como parceiro multidisciplinar do casting do Cirque du Soleil desde 2009, possui o título de Comendador e prêmios como artista, pesquisador e produtor nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
Possui experiência profissional internacional com circo tendo trabalhado em países como Canadá e Escócia e em diversas escolas de Circo como Ecole Nationale de Cirque de Montreal, Les Asymetriques, Gymnacentre, Hopla!, Le Bachulon, Centre Père Sablon, La Caserne 18-30 e Aerial Edge Circus School entre outras.
Junto a Dani Barros, e através da Cia Circo Soul e do Purple Cirque, desenvolve diversos projetos artísticos e culturais, eventos, workshops e cursos voltados para formação e capacitação circense.
Desenvolve trabalhos na área de casting: desde 2009 é parceiro multidisciplinar oficial do casting Cirque du Soleil tendo realizado em agosto de 2009 (org. e responsável) uma palestra promocional para músicos do Cirque du Soleil em Sao Paulo no IM&T (orientando, ajudando e divulgando para músicos profissionais as oportunidades e dando suporte no processo de casting para músicos) e atualmente nas audições para dançarino e bailarinos do Cirque Du Soleil, atuando também, em 2022, no período de audições da empresa e no Next Gen e workshops realizados em São Paulo pela Companhia.
Em 2022 trabalhou com o Circocan para as audições do Aida Cruises, no suporte e logística para os testes para ingresso na companhia alemã.
Clévio de Souza
(Nenê)
Clévio de Souza conhecido como Nenê, carrega na mochila 18 anos de experiência em Hip Hop Dance e House Dance, pelo
menos, 25 prêmios em batalhas e festivais nacionais e internacionais.
O dançarino, coreógrafo e professor, saiu de Sumaré (SP) para o mundo - passando pelos Estados Unidos, Itália, França, Holanda
entre outros países a fora.
Por onde passa, Nenê deixa mais que técnicas e movimentos. É a conexão com a música, com a história do house e do hip-hop, e com as pessoas que faz deste encontro uma experiência marcante.
Cleiton Alves - KJÚ
Diretor coreográfico especialista e estudioso da dança.
- Trabalha na área há 29 anos, participando e produzindo projetos com danças urbanas e teatro musical.
Além de diversos trabalhos como convidado especial em grandes festivais.
- Já coreografou cantores, atores, bailarinos e dançarinos, tanto para eventos corporativos, quanto para competições, festivais e programas para mídia relacionados a arte da dança.
- Foi integrante e coreógrafo das Cias” Only Broadway” e “Ritmos Family”.
- Campeão no Passo de Arte(Santos) como bailarino.
- Vice-campeão em Joinville(Santa Catarina) como dançarino.
- Tri-campeão no Meeting Hip Hop(Valinhos) como Diretor coreográfico
- Bi-campeão no FIH2(Curitiba) como Diretor coreográfico.
- Tri-campeão no Bravos(São Paulo)
- Formador de grandes Referências da dança na atualidade.
- Um dos idealizadores do grupo Ritmos Base.
- Fundador dos projetos “Referência Soul” e “KDance Project” , obtendo diversas premiações e destaques em âmbito regional e nacional.
- Atualmente desenvolve seus trabalhos em sua cidade natal(São Paulo - capital) como Empresário e sócio do “IN HOUSE EXCLUSIVE CLASS”; Professor e coreógrafo em escolas, colégios, clubes poliesportivos, projetos sociais e grupos independentes.
Karen Teixeira
Iniciou os estudos de ballet clássico pelo método Vaganova no ano de 1980 e metodologia cubana em 1990. Teve como principais mestras Lucila Teixeira Mendes e Isaura Guzman. No ano de 1985 iniciou os estudos de jazz dance com renomados professores como João Feliciano, Eliana Nagamini, John Winthrop, Rosana Briguet,
Kaká Moraes e Roseli Rodrigues e segue com suas pesquisas na área por meio de congressos e grupos de estudo. No ano de 1988, recebeu. Premiação de “Melhor Bailarina” no Festival Sesc Mobil.
Especializou-se em dança no ano de 2006 pela Universidade do Sagrado Coração.
Atualmente diretora, professora e está entre os coreógrafos da Sigma escola de dança e da Cia Sigma se Dança nos estilos ballet Clássico, neoclássico e jazz.
Graduada na metodologia Cubana e filiada a ENBC (Escola Nacional do Ballet de Cuba)
Como diretora e coreógrafa tem importantes premiações no Festival de Dança de Joinville, Prêmio Desterro, New York Dance Alliance, selecionados para Youth American Grand Prix entre outros de grande peso, todos na área de jazz, clássico e neoclássico. Em 2022 pelo Programa de Qualificação em Artes - Governo do Estado de São Paulo , junto a secretaria de cultura e economia criativa, Poiesis e Oficinas Culturais coreografou junto a Fran Manson e supervisão de Maria Lucia Guimarães o trabalho “Senda”, sendo o trabalho mais recente da Cia.
Dani Barros
Dani Barros é artista, professora e pesquisadora circense além de produtora e articuladora cultural. Membro integrante do Fórum Nacional de Pareceristas, atuou como parecerista em diversos processos, tais como Funcultura Geral 2018 e 2020, Profice Paraná e diversas outras análises para cidades como Praia Grande, Itupeva, Caricacica e Itapetininga.
Artista e professora de artes circenses em diversas disciplinas há mais de 10 anos, é Drag King, produtora e parecerista cultural. Desde 2018 dirige a Cia Circo Soul, juntamente com Carlos Sugawara e é integrante da equipe Ativarte - Expressão em Movimento.
Formada em Ciências Contábeis, pela Uni-Facef, em Educação Física, pelo Claretiano, e em circo pelo Circocan, de Florianópolis/SC (Prêmio Funarte Formação, 2015), pela Aerial Edge (Glasgow, Escócia), foi contemplada com prêmios como Proac 2018: “Allan King - Identidade de Gênero Queer e “Nós Não Andamos Sós - Online”, ProAC LAB: “FestivArte Drag e Circo (Brilhe)” e “NNAS - Circo LGBTQIA+”, Fomento Municipal 2018: "Entre Nós e os Ares” e em 2020 com o “Reticências Aéreas", além de ter participado de diversos outros projetos, e apresentações, como artista e treinadora circense.
Faz parte dos espetáculos de circo: “Building”, “SOMOS”, “Catarse”, “Circo Encantado”, "Reticências Aéreas" e já trabalhou como artista independente em vários eventos, shows e espetáculos. Também realiza palestras e workshops em diferentes cidades do Brasil e online. Atualmente segue atuando fortemente com circo drag, ministrando aulas, cursos, e treinamentos personalizados (online e presencial), além de seguir com suas outras frentes de trabalho.
Arilton Assunção
Iniciou seus estudos em dança em 1989 na cidade de Salto - SP. Estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo e dançou no Corpo de Baile da Cidade de Salto. Profissionalmente dançou em alguns grupos independentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Fez workshop de dança moderna e contato/improvisação nos Estados Unidos e no Brasil se aperfeiçoou nesta modalidade e na transição para a dança contemporânea. Tem peças coreográficas que já foram apresentadas na Alemanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, China e em diversas cidades e estados brasileiros, na cidade de Asuncion, Paraguay ministrou oficinas no Instituto Municipal de Artes de Asunción, Escuela Municipal de danza, Instituto Superior de Bellas Artes e Ballet Nacional del Paraguay. Ministrou workshop nas universidades ULBRA (Canoas/RS), UFSCAR (São Carlos/SP), UNICAMP (Campinas/SP), UNISO (Sorocaba/SP) e UERGS (Montenegro/RS). Premiado como coreógrafo em diversos festivais nacionais e internacionais. Membro do corpo docente do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Integra a banca do Festival Dança Brasil/Seletiva Joinville, nas cidades de Fortaleza, Recife, Curitiba, São José dos Campos, Marília e Ribeirão Preto. É jurado em diversos festivais nacionais e internacionais.. Diretor Geral e artístico da “Faces Ocultas Companhia de Danças” e Diretor Geral do Curso de Férias Internacional de Danças. Em 2020 foi premiado em Primeiro lugar no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC - PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA e a frente da Faces Ocultas Companhia de Danças recebeu o prêmio ‘COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA - PRÊMIO DENILTO GOMES DE DANÇA 2020 - ATUAÇÃO CONTÍNUA NO INTERIOR
Iago Aleixo
27 anos, 19 anos envolvido com dança e 13 anos dedicado apenas KPOP. Estudou na Coreia do Sul em estúdios renomeados como 1MILLION, JustJerk, YGX e OBROS. Trabalhou com coreógrafos do PSY, GOT7, BTS e SEVENTEEN.
Foi Trainee aos 18 anos após passar em uma audição na Coreia onde teve a experiência der ser um Idol de Kpop.
Como dançarino de kpop já ganhou os maiores concursos no Brasil, DreamConcert, Korean Pop Festival, KPOP DANCE TOURNAMENT.
Dany Bittencourt
Diretora, coreógrafa e professora,
licenciada pelo Royal Academy ofDancing de Londres-RAD,
Coreógrafa, Diretora Artística e de Ensaios da Cisne Negro Cia. de Dança e Docente do Estúdio de Ballet Cisne Negro. Bailarina formada pela Royal Academy of Dancing de London-ARD e professora licenciada, há mais de 20 anos, pelo mesmo método de ensino. Tem em seu currículo aperfeiçoamento em balé clássico em Londres com Merly Park e Shirley Graham e em dança clássica e contemporânea no Canadá, no Les Ballets
Jazz de Montreal e no Le Grand Ballet Canadien. Foi por 20 anos bailarina da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, apresentando-se por todo o Brasil e em países como África, Escócia, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Canadá,
Uruguai, Alemanha, Paraguai, Chile. Atuou também como assistente de importantes coreógrafos
e professores nacionais e internacionais, como Mark Baldwin (Inglaterra), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Itizik Galili (Holanda), Victor Navarro (Espanha), Marc de Graef (Portugal), Boris Storokov (Rússia), Tíndaro Silvano e Rui Moreira (Brasil), entre outros.
Desde 1990 é Diretora Técnica e Artística, além de professora do Estúdio de Ballet Cisne Negro e, paralelamente a essa atividade, desde 1998, é Diretora Artística e de Ensaios da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, onde também atua como coreógrafa.
Em 2019 fez parte Corpo de Jurados do Festival de Joinville, onde participou como Curadora em 2021.
Isaura Guzman
Formada pela Escola Nacional de Artes – ENA, Havana-Cuba na especialidade de ballet Clássico, Piano complementar (cinco anos), Flauta transversal (três). Licenciatura em Pedagogia na Universidade Luterana Brasileira (ULBRA), São Paulo, Brasil e Licenciatura em artes com especialização em ballet clássico no Instituto Superior de Artes (ISA), Havana – Cuba
Como lailarina profissional atual nas companhias Ballet de Camagüey – Camagüey, Cuba, Opera Nacional de Cuba – Havana, Cuba, Direção Geral: Alicia Alonso 1980 -Comédia Lírica é Zarzuela cubana – Havana, Cuba Direção Geral: Ramon Samuran. Pineda Barnet, Cuba, Corpo de baile do Ballet Nacional de Cuba (BNC) - Havana, Cuba Direção: Fernando Alonso e Alicia Alonso.
Como Maitre de Ballet atuou nas companhias Instituto de Dança Cumbre, Maître Ballet da Cidade de São Paulo, Cuballet – Cuba, Brasil, Argentina Direção Geral: Laura Alonso, Grupo Imagem – Bauru, SP, Brasil, Corpo Vivo – Bauru, SP, Brasil, Cia. Lina Penteado – Campinas, SP, Brasil, Ballet Stagium – São Paulo, SP, Brasil Direção Geral: Marika Gidalli e Décio Otero, Festival Nacional de Arte João Pessoa Paraíba Ballet Clássico e Dança de Salão (Som, Salsa, Cha-ChaCha), Cia. Cisne Negro – São Paulo, SP, Brasil, Diretora-Artistica Da delegação brasileira ao Concurso Internacional de Dança de Paris – Paris, França 1991, VI Masako Ohya – World Ballet Competition in Osaka, Japão, Centro Pró-Danza (Cuba), Direção: Laura Alonso
B.Boy Negão
B.Boy Negão, natural de Junqueiro Alagoas, este ano completa 21 anos de carreira. É Arte Educador, coordenador e coreografo do grupo M.O.S (Mantendo a Origem Sempre) que atual em campeonatos de nível mundial representando o Brasil em países na Europa, Estados Unidos, América do Sul, entre outros lugares pelo Brasil e mundo!
Também atua como jurado em grandes competições, ministra workshops, participa de comerciais, Vídeo Clip, programas de televisão com artistas renomados, e é responsável por dar vida ao Gorilão, o mascote da Associação Atlética Ponte Preta, que por meio de sua performance ganhou visibilidade no cenário nacional do esporte.
Experiência profissional:
-França Campeão no UNVIST 2017
-Campeão FIH2 Curitiba (mostra competitiva) 2016
-Campeão Hip-Hop District 2019
-Alemanha Mundial Battle of the Year 2015 (sendo primeiro grupo Brasileiro a passar para as batalhar na história do mundial)
-Colômbia, Hip-Hop Al parque, segundo lugar.
-França Battle Pro França 2017.
-Red Bull Bc One Cyphe 2013 e 2019 (segundo lugar)
-Cerimônia de abertura The League Of Legends.
-Cerimonia de abertura World Skills
-Comercial Natura
-Comercial banco Tec Ban
-Show da virada Rede Globo.
-Professor em diversos projetos sociais e
escolas de dança como A.A.Q.Q, Pec Studio, São João Vianney, Pro menor entre outros!!
Sivaldo Camargo
Sivaldo Camargo, iniciou seus estudos de dança na cidade de Bauru com Dalva Correia e Yola Guimarães, depois foi para São Paulo e teve como Maestros Ismael Guiser, Edith Pudelko, Ivonice Satie, Yoko Okada entre outros. Foi professor e coreógrafo em muitos Grupos e academias de Dança no estado de São Paulo. Foi professor da Unesp, diretor de Departamento da SMC e a 11 anos é Diretor Artístico e Professor de Ballet da Companhia Estável de Dança de Bauru.
Luyz Baldijão
Luyz Baldijao, de São Paulo, Brasil, é um líder na comunidade internacional de sapateado e, aos 60 anos, continua a inovar.
Sapateador por mais de 40 anos, Luyz estudou com os mestres do sapateado na cidade de Nova York, quando recebeu uma bolsa para estudar na Steps on Broadway.
Ao retornar ao seu Brasil natal, Luyz iniciou uma carreira de sucesso como educador e coreógrafo de sapateado e formou sua própria companhia de dança. Luyz e seus dançarinos se apresentaram em todo o mundo, levando o sapateado a novos públicos.
Luyz se tornou um nome familiar quando apareceu no filme Tap World (disponível na Amazon), por seu trabalho com jovens carentes que vivem na periferia de Campinas .
Luyz criou uma nova metodologia para a dança, chamada SINtapSES. Em seu SINtapSES, Luyz convida o dançarino a começar com uma estrutura simples de movimento e voz que se torna gradualmente mais complexa e, finalmente, ajuda os dançarinos a melhorar a coordenação corporal e a musicalidade. SINtapSES é para todas as idades e todos os níveis de dança, e tem sido ensinado em vários estúdios e universidades dos EUA sob o estilo de direção divertido, enérgico e divertido de Luyz.